Odisseia

Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial

O Observatório, criado em 2020, realiza atividades destinadas a subsidiar estratégias que ampliem o acesso e promovam a equidade no contexto da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, em interface com a evolução da inteligência artificial em escala mundial.

É um projeto interinstitucional do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília, compartilhado com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (Cepedisa/USP) e com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (DSC/UnB).

O que é Saúde Digital

Saúde digital se refere à aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no campo da saúde. Envolve o uso de dispositivos, softwares e sistemas baseados em algoritmos para melhorar a prestação de cuidados de saúde, a gestão de informações e o envolvimento dos pacientes. Abrange uma ampla gama de áreas, incluindo telessaúde, registros eletrônicos de saúde, aplicativos móveis de saúde, dispositivos aplicados no corpo, análise de dados, telemonitoramento, entre outras. Essas tecnologias digitais são utilizadas para coletar, armazenar, transmitir,…
Continue lendo.

Odisseia em Vídeos

Assista a seminários, debates e palestras sobre saúde, desigualdades e inteligência artificial

Notícias

Pesquisas, eventos, publicações e outras atividades