Saúde digital no SUS pode transformar realidade nacional

Notícia publicada em:

  • 6 de Outubro de 2023
Foi o que defendeu a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, no 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS

“A realização do digital não consiste simplesmente nesta ou naquela tecnologia, tal como está orientada pelas atuais forças políticas e econômicas transnacionais e dominantes. Esta transformação realizada em nome da crítica ao digital será a própria realização da saúde digital, não mais como uma mercadoria embalada e importada ao gosto do consumidor”, declarou a secretária do Ministério da Saúde Ana Estela Haddad na abertura do simpósio, em 2 de outubro, na cidade de São Paulo.

É por meia da construção de uma nova concepção de saúde digital, orientada por valores éticos, culturais, técnicos, políticos e socioeconômicos, que Ana Estela destacou a importância da transformação digital no SUS para a população brasileira.  Ela ainda ressaltou a necessidade de fomentar um pensamento crítico que desconsidere a saúde digital como uma oportunidade de negócio.

Confira no vídeo abaixo a fala da secretária:

José Gomes Temporão compôs a Mesa de Autoridades 

Para o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES para a Saúde, a transformação digital no SUS vai além da sustentabilidade tecnológica e organizacional do Sistema, engloba também a sustentabilidade política do SUS. “Esse é um tema central neste processo de construção de uma consciência sanitária da saúde universal”.

Carlos Gadelha – Painel: A Transformação Digital na Saúde: Diálogos e Perspectivas

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, explicou que um dos maiores desafios para a transformação digital no SUS é direcionar o uso das inovações digitais como um meio de reforço para a construção de um sistema de solidariedade social. “Vamos ter uma saúde digital que reproduz e acirra a desigualdade e a exclusão ou vamos entrar em um mundo mais equânime e democrático?”, questionou.

O 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS foi uma realização do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).