Ministério da Saúde destaca avanços da transformação digital no Brasil

Notícia publicada em:

  • 17 de Novembro de 2023
Em evento internacional, Ministra da Saúde afirma que a pauta é trabalhada em cooperação com organismos internacionais e há previsão de ser levada ao G20

Nísia Trindade participou virtualmente do evento Relacsis 4.0, que propõe a criação de uma rota panamericana de saúde digital. Foto: Ministério da Saúde.

Reunidos em São Paulo, entre 12 e 15 de novembro, representantes de 32 países da América Latina e do Caribe participam do evento Relacsis 4.0 – Sistemas de Informação e Saúde Digital nas Américas. Em rede, os países dialogam sobre boas práticas em saúde digital, com ênfase no fortalecimento dos sistemas de saúde pós-Covid-19, governança, financiamento, interoperabilidade de dados e protagonismo cidadão. Promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento teve a participação virtual da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Para o governo federal, a transição digital – em especial a saúde digital – é um componente dos mais significativos quando pensamos num processo de desenvolvimento sustentável e inclusivo”, declarou Nísia Trindade.

A ministra da Saúde também falou sobre o desafio de aumentar a cobertura vacinal no Brasil e nas Américas. “Penso que, na região das Américas, é importante avançar nos registros dos sistemas para que possamos avaliar nossas políticas públicas. Retomamos a agenda com inovações importantes, como a construção da Infovia01, com a realização do Ministério das Comunicações, que está a serviço de toda a integração de unidades básicas de saúde, vinculando as unidades da Amazônia e do Pará. Faço esse destaque da Amazônia que tem importância decisiva não só para o Brasil, mas para o continente. O programa levou internet de alta velocidade para 11 municípios da Amazônia, com um cabo de fibra óptica por baixo dos rios”.

Nísia fez ainda uma retrospectiva sobre o pioneirismo do Brasil no tema e, como exemplo, citou o surgimento dos núcleos de telessaúde há 20 anos. Nesse âmbito, destacou a criação, em 2023, da Secretaria de Informação e Saúde Digital no Ministério da Saúde. A Secretaria é comandada por Ana Estela Haddad, que esteve presente no evento e destacou os avanços da pasta rumo à transformação digital do SUS.

Fonte: Ministério da Saúde (com adaptação)