Incorporação de inovações em saúde deve ter enfoque multidisciplinar

Notícia publicada em:

  • 23 de Outubro de 2023
De acordo com assessor da Opas/OMS, efetividade, segurança, acessibilidade e equidade são alguns dos aspectos que devem ser levados em consideração pelos sistemas de saúde na introdução de novas tecnologias

A implementação de uma metodologia integrada nos sistemas de saúde para avaliação, incorporação e uso racional de tecnologias em saúde será discutida no quarto seminário do 26º Ciclo de Debates do Nethis. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a atividade está marcada para o dia 26 de outubro, às 14h.

A introdução de novas tecnologias nos sistemas de saúde é uma realidade constante, sobretudo diante da transformação digital em curso. Segundo o assessor em avaliação de tecnologias em saúde e acesso da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Alexandre Lemgruber, é indispensável que os sistemas de saúde adotem uma metodologia sistematizada de avaliação e incorporação que busque ampliar o acesso a tecnologias custo-efetivas, contribuindo para a sustentabilidade de seus serviços.

Um dos pilares nesse processo deve ser o fortalecimento das tomadas de decisão dos gestores por meio de evidências sólidas. Isso significa promover uma incorporação racional e planejada, que possa beneficiar todos igualmente. Com um enfoque integrado, esclarece Lemgruber, há maior probabilidade de as inovações em saúde estarem alinhadas com os objetivos de saúde pública e com a melhoria do bem-estar da população.

“A incorporação de inovações em saúde nos sistemas públicos requer uma abordagem multidisciplinar e integrada, que leve em consideração não apenas a dimensão médica da tecnologia, mas também aspectos éticos, sociais e econômicos.” – Alexandre Lemgruber

Veja a composição da mesa do quarto seminário deste semestre:

 

Faça sua inscrição Marque na Agenda Google

 

Não perca! Os participantes inscritos receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília.

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP e com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS) da UnB.