Nethis encerra disciplina sobre vigilância em saúde na era digital

Notícia publicada em:

  • 7 de Dezembro de 2023
Alunos externos de diferentes regiões do país e regulares da Escola de Governo Fiocruz Brasília convergiram suas experiências na superação de desafios emergentes para o SUS

Alunos e professores na aula de encerramento da disciplina

Foi concluída nesta quinta-feira (07/12) mais uma edição da disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional em Saúde, promovida pelo Nethis no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Neste semestre, os alunos exploraram os desafios éticos a serem superados na aplicação das inovações digitais nas políticas e programas de prevenção e controle em saúde pública.

As discussões abordaram os dilemas relacionados à equidade no acesso às tecnologias digitais, de modo a garantir que tais avanços não ampliem as disparidades existentes no cenário da saúde. Foram analisados casos práticos e propostas de soluções que promovam uma incorporação ética e inclusiva das inovações digitais.

Em seus trabalhos finais, os estudantes demonstraram engajamento na aplicação dos conceitos explorados, evidenciando a relevância da disciplina na formação de profissionais e gestores da saúde capacitados para enfrentar os complexos desafios associados à interseção entre inovação digital e saúde pública.

Essa disciplina do mestrado profissional da Escola de Governo da Fiocruz Brasília é ministrada de modo integrado com os seminários do Ciclo de Debates do Nethis. A cada semestre, aborda temas diferentes sob o prisma da análise crítica das políticas e das práticas da cooperação internacional como meio para a redução das desigualdades em saúde.