Nethis encerra disciplina sobre inteligência artificial e desigualdades em saúde

Notícia publicada em:

  • 1 de Dezembro de 2022
Essa foi a segunda edição da disciplina com o tema da inteligência artificial que aborda questões sociais, éticas e regulatórias sobre a aplicação dessas novas ferramentas no campo da saúde; a primeira edição ocorreu em 2021

Alunos e docentes em encontro final da disciplina promovida pela Nethis no 2º semestre de 2022

Na quinta-feira, 1º de dezembro, foi realizada a dinâmica final da disciplina, em que docentes e alunos debateram questões relacionadas ao uso da inteligência artificial na gestão, na formação de profissionais, na pesquisa e na prestação de cuidados nos serviços de saúde. As temáticas abordadas foram objetos de estudo dos discentes em seus trabalhos finais.

A disciplina foi idealizada com o propósito de estimular a consciência crítica acerca do avanço da inteligência artificial na saúde e seus possíveis reflexos sobre a ampliação das desigualdades sociais. Sobre esse aspecto, foi ressaltada a importância da regulação do poder público para conter vícios e promover benefícios ante a intensa difusão dessas inovações.

Os algoritmos podem funcionar como uma espécie de caixa preta, pois, em diferentes casos, é praticamente impossível reconhecer a origem dos dados empregados e os critérios de elaboração de informações que se transformam em decisões de aparente neutralidade e suposto benefício para todos. A transparência desses processos é fundamental para evitar conflitos entre os interesses da saúde pública e das empresas que lucram com a profusão dessas tecnologias.

A utilização de metadados acumulados a partir de prontuários eletrônicos de usuários do SUS é um caso exemplar do uso desses “lagos de dados” por parte de corporações econômicas e industriais transnacionais, ao tomarem decisões mais assertivas para a comercialização de produtos e serviços de saúde.

Disciplina de Pós-Graduação

A disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional é oferecida pelo Nethis no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Aborda temas diferentes a cada semestre, sempre sob o prisma da análise crítica das políticas e das práticas da cooperação internacional como meio para a redução das desigualdades em saúde entre nações. A programação é compartilhada com o Ciclo de Debates do Nethis, atividade matriz do Núcleo de Estudos.

Confira aqui os temas anteriores abordados na disciplina.