Transformação digital é um dos eixos centrais para Atenção Especializada

Notícia publicada em:

  • 1 de Julho de 2023
Ministério da Saúde promove seminário para identificar caminhos à elaboração da Nova Política de Atenção Especializada do SUS

A melhoria das estratégias de saúde digital e inovação para o SUS foi tema de discussões no Seminário Internacional de Atenção Especializada à Saúde que aconteceu, entre 26 e 27 de junho, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília.

De acordo com a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, é preciso promover uma transformação digital que reafirme os princípios do SUS. “E que seja contra-hegemônica, com um realinhamento radical em relação à transformação digital na qual nós estamos imersos e movidos pelas big techs”, defendeu.

O diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde, Cleinaldo Costa, destacou, entre as prioridades da Pasta, o aperfeiçoamento da Rede Nacional de Dados em Saúde com intuito de dar suporte às práticas clínicas e ao trabalho colaborativo entre setores da saúde, de modo que a tecnologia, as políticas e as regulações sejam colocadas em prática em benefício da população.

Confira a seguir as exposições de Ana Estela Haddad e Cleinaldo Costa:

A gestão do trabalho e da educação em saúde foi outro tema debatido no seminário. O sanitarista Francisco Campos, ex-secretário executivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), evidenciou a importância da elaboração de políticas de Estado com objetivo de reter a força de trabalho em saúde nas regiões remotas e áreas rurais. “A mão invisível do mercado não vai distribuir adequadamente profissionais de saúde”, disse Campos.

Assista abaixo à exposição de Francisco Campos: