OMS divulga orientações éticas para uso de grandes modelos multimodais na saúde

Notícia publicada em:

  • 19 de Janeiro de 2024
Organização alerta para ascensão da tecnologia de inteligência artificial generativa conhecida como LMM na área da saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta quinta-feira (18/01), um guia com orientações éticas e de gerenciamento para o uso de grandes modelos multimodais nos cuidados de saúde. Os LMM podem utilizar diferentes tipos de dados, como texto, vídeos e imagens, para gerar resultados que não se limitam aos tipos de dados inseridos no algoritmo. A plataforma Chat GPT é um dos exemplos de aplicação desses grandes modelos multimodais.

De acordo com a OMS, a inteligência artificial generativa tem o potencial de melhorar os cuidados de saúde, mas apenas se aqueles que desenvolvem, regulam e usam essas tecnologias identificarem e levarem plenamente em consideração os riscos associados. A Organização chama atenção para a possibilidade de as LMM produzirem declarações falsas, imprecisas, tendenciosas ou incompletas, que podem prejudicar quem as utilizam na tomada de decisões em saúde.

No documento divulgado pela OMS, com mais de 40 recomendações, a entidade destaca a necessidade de envolver governos, empresas de tecnologia, prestadores de cuidados de saúde, pacientes e sociedade civil em todas as fases de desenvolvimento e implementação dessas inovações, incluindo a sua supervisão e regulação. Leia aqui a íntegra do guia, disponibilizado em inglês.