Ministério da Saúde apresenta proposta de política digital para SUS

Notícia publicada em:

  • 31 de Outubro de 2023
Programa SUS Digital Brasil pretende fortalecer a integralidade do cuidado e a resolutividade da atenção por meio da transformação digital

 

Foto: Mariana Pedroza – Conasems

“A ideia do uso das tecnologias de maneira apropriada, ética e crítica faz parte dos objetivos desse programa”, declarou a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, durante a apresentação da nova política na 10ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023. O encontro foi realizado no dia 26 de outubro, na sede na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília.

O protagonismo do cidadão, a interoperabilidade e a proteção de dados, a formação e a educação permanente, bem como o trabalho colaborativo e o acesso aberto e livre integram os eixos estruturantes do programa, que visa reafirmar os princípios da universalidade e da equidade do SUS. Ana Estela destacou que a política está em fase de desenvolvimento e que cada etapa será gradualmente integrada.

A participação dos estados na elaboração de uma plano de ação para saúde digital é um dos aspectos-chaves do programa. Inicialmente, os estados deverão realizar um diagnóstico situacional da rede de atenção e dos principais desafios a serem enfrentados no processo. Em seguida, deverão aplicar o Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital, que pretende mensurar diferentes dimensões associadas à transformação digital, tais como: gestão e governança; infraestrutura e segurança; telessaúde, recursos humanos em saúde digital; ecossistema de inovação; entre outros. Será com base nesses resultados que o Ministério desenhará o plano final de transformação digital para o SUS.

Assista abaixo à apresentação de Ana Estela na 10ª CIT de 2023.

Compuseram a mesa de abertura da reunião Swendenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde; Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil; Hisham Hamida, presidente do Conasems; Fábio Baccheretti, presidente do Conass; Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS; Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital; Isabela Cardoso, secretária de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde, Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde, e Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde.