Compartilhamento de informações entre países é crucial para inovações em saúde

Notícia publicada em:

  • 17 de Outubro de 2023
A importância da troca mundial de informações sobre inovações em saúde para o aperfeiçoamento das tecnologias será um dos destaques do consultor internacional André Medici no Ciclo de Debates

“O compartilhamento internacional de informações sobre inovações em saúde, com dados e resultados de investigações, pode ajudar na garantia da segurança e da eficácia de novas tecnologias”, defende o consultor internacional em temas de saúde André Medici, que participará do quarto seminário do 26º Ciclo de Debates do Nethis. A atividade será transmitida ao vivo pelo YouTube no dia 26 de outubro, às 14h.

De acordo com ele, a segurança, a eficácia e o acesso equitativo a soluções em saúde são desafios contínuos para a governança global da saúde e para a regulação sanitária internacional. Nesse cenário, é fundamental que haja cooperação e coordenação entre os países a fim de priorizar o bem-estar das pessoas em todo o mundo.

Medici explica que o compartilhamento internacional de informações pode envolver a transferência de tecnologia e a capacitação de países em desenvolvimento para a produção local de inovações em saúde de forma autônoma. “As inovações desenvolvidas internamente tendem a ser adaptadas às necessidades e aos contextos específicos de uma região ou população. O que pode resultar em soluções mais eficazes”, afirma.

Confira a composição da mesa do próximo debate:

 

Faça sua inscrição Marque na Agenda Google

 

Os inscritos que acompanharem a atividade receberão certifica da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Participe!

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP e com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS) da UnB.