Vaticano insta regulação global da inteligência artificial

Notícia publicada em:

  • 19 de Janeiro de 2024
Papa Francisco recomenda elaboração de um tratado internacional vinculante que regule o desenvolvimento e uso da inteligência artificial

Em mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco instou às nações que trabalhem unidas na elaboração de um tratado internacional vinculativo que incentive as boas aplicações da inteligência artificial e previna potenciais riscos associados ao uso dessas inovações.

No documento, Francisco expressou preocupações sobre os avanços técnicos e científicos, destacando que os progressos notáveis das novas tecnologias da informação, especialmente na esfera digital, oferecem oportunidades empolgantes, mas também carregam sérios riscos, com implicações na busca pela justiça e harmonia entre os povos.

O pontífice destacou que as inovações tecnológicas não são neutras e podem refletir opções condicionadas por valores culturais de cada época. De acordo com ele, os impactos da inteligência artificial na humanidade, independentemente da tecnologia de base, dependerão não apenas da projeção, mas também dos objetivos e interesses de quem as possui. O papa enfatizou a necessidade de agir de maneira responsável, respeitando valores humanos fundamentais como inclusão, transparência, segurança, equidade, privacidade e confiabilidade.

Na mensagem, ele ainda destacou que a grande quantidade de dados analisados não garante imparcialidade e os algoritmos podem replicar injustiças e preconceitos. O pontífice alertou sobre os riscos de acumulação de conhecimento e riqueza nas mãos de poucos, ameaçando as sociedades democráticas e a coexistência pacífica.

Leia aqui a íntegra da mensagem.