Interoperabilidade de dados é crucial para vigilância em saúde na era digital

Notícia publicada em:

  • 20 de Novembro de 2023
Secretária de Informação e Saúde Digital conta que a troca de informações entre diferentes atores do setor saúde no Brasil permitirá o desenvolvimento de novas abordagens de vigilância

A interoperabilidade de dados de saúde de diferentes fontes para a qualificação do fluxo de informações no SUS será um dos destaques da exposição de Ana Estela Haddad no próximo seminário do 26º Ciclo de Debates do Nethis. Com transmissão ao vivo no YouTube, a atividade será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 14h.

É por meio do avanço e amadurecimento da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), projeto de interoperabilidade de dados de saúde, instituído em 2020 no Brasil, que o Ministério de Saúde aposta na troca estruturada de informações qualificadas entre profissionais, gestores e instituições de saúde no país.

“A interoperabilidade de nossos bancos de dados fortalecerá a capacidade analítica do SUS de gerar informações estratégicas para as tomadas de decisão; seja na gestão ou na atenção à saúde, como também na preparação contra emergências sanitárias.”

Segundo a secretária, o desafio é grande. Além de viabilizar a interoperabilidade de informações com os diferentes atores da saúde suplementar, o próprio SUS se desenvolveu de forma fragmentada, com um modelo de gestão descentralizado em que responsabilidades são compartilhadas entre os diferentes entes da federação. “A tarefa não será fácil, mas entendemos que a interoperabilidade dos dados é indispensável para o futuro do nosso sistema de saúde. Ao integrar dados de saúde, abriremos nossas portas para análises avançadas, pesquisa e desenvolvimento de novas abordagens de vigilância no futuro”.

Confira a composição da mesa do quinto seminário do 26º Ciclo de Debates do Nethis:

 

Faça sua inscrição Marque na Agenda Google

 

Os inscritos que acompanharem o debate receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Participe!

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP e com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS) da UnB.

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br