Discriminação algorítmica

Notícia publicada em:

  • 21 de Março de 2023
Seminário discutirá a associação entre as tecnologias digitais e as desigualdades em saúde enfrentadas pelas pessoas com deficiência

Preconceitos implícitos em algoritmos empregados nas redes sociais e tantas outras aplicações, inclusive nos serviços de saúde, podem reforçar desigualdades já existentes na sociedade e perpetuar padrões de violência contra populações vulneradas.

Dia 23 de março, às 14h, no segundo seminário do 25º Ciclo de Debates do Nethis, serão discutidas essas questões e as estratégias para enfrentar a replicação dos preconceitos e das exclusões nos ambientes digitais.

Participam do debate:

  • Thiago Ribeiro, fundador do Instituto InvisibiliDOWN;
  • Martha Moreira, membro do Colegiado Gestor do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência;
  • Lúcia Santaella, criadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
  • Anna Carolina Rocha, ativista de pessoas com doenças raras e com deficiência;
  • Fábio Barcelos, farmacêutico e secretário do Coletivo de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Escola de Governo Fiocruz – Brasília (EGF).

A moderação estará a cargo de Ilara Hämmerli, pesquisadora titular Fiocruz e assessora especial para Transformação Digital da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação.

O debate será transmitido ao vivo no canal do Nethis no YouTube e os participantes receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

Participe!

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial, projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Departamento de Saúde Coletiva da UnB e com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP.

Mais informações: (61) 3329-4661
nethis@fiocruz.br