Lançamento do guia ético de inovações digitais na Fiocruz Brasília

Notícia publicada em:

  • 13 de Fevereiro de 2023
Como nortear as soluções digitais segundo exigências do SUS?

Com essa provocação, Felix Rigoli, consultor sênior do Nethis/Fiocruz, iniciou a apresentação do Guia de Análise e Acompanhamento Ético de Inovações Digitais em Saúde, durante cerimônia realizada na Fiocruz Brasília, dia 7 de fevereiro.

A transformação digital no SUS representa um estímulo e, ao mesmo tempo, um desafio ao desenvolvimento de tecnologias adequadas às demandadas por gestores do SUS, que, em última instância, expressem as necessidades da população.

Estímulo no sentido de garantir o usufruto dos benefícios desse sistema de forma universal e equitativo, o que seria difícil, senão impossível, sem a utilização de tais recursos tecnológicos, capazes de ampliar a qualidade desses serviços e a capacidade gerencial e produtiva do SUS.

O desafio é como assegurar exigências de ordem ética e legal, de modo a prevenir efeitos indesejáveis para a saúde individual e coletiva, entre eles, o agravamento das desigualdades em saúde.

O Guia foi elaborado pelo Nethis e pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, como parte um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Visa contribuir para a incorporação de ferramentas digitais no âmbito da gestão da atenção primária no SUS/DF, desencadeada durante o enfrentamento da covid-19.

Essa metodologia inclui um conjunto de recomendações e orientações relativas a determinações legais e aspectos éticos indispensáveis para a adoção de soluções digitais nos serviços de saúde em geral. A expectativa é que a aplicação do Guia seja ajustada mediante sucessivas experiências, de modo a ser utilizado amplamente pelas diversas instancias do SUS.

Confira aqui a cerimônia completa.