A Saúde e a Construção do Futuro na Era Digital

Notícia publicada em:

  • 11 de Janeiro de 2023

Nísia Trindade pontuou, em seu discurso de posse no Ministério da Saúde, dia 2 de janeiro de 2023, que “A transformação digital em saúde representa um imenso potencial benefício para a sociedade, e, ao mesmo tempo, revela riscos enormes para a saúde individual e coletiva e para um conjunto expressivo de direitos humanos fundamentais”.

Mais adiante, a Ministra ressaltou que “No Brasil, a parte da população que não participa dos benefícios do desenvolvimento é tão grande que este passa a ser um dos principais problemas, senão o prioritário, de quem governa o Brasil. Esta exclusão tem gênero, raça, classe social, estigma e os sinais para lutar por sua superação foram dados ontem. Não é possível separar a saúde do universo dos direitos da cidadania”.

Foto: Walterson Rosa/MS

O tema das inovações digitais na era atual do desenvolvimento global, marcado pela ampliação e aprofundamento das desigualdades em todo o mundo, foi o foco dos Ciclos de Debates do Nethis nos últimos dois anos.

O 25º Ciclo de Debates deste Núcleo de Estudos da Fiocruz Brasília abordará, no primeiro semestre de 2023, questões sobre “A Saúde e a Construção do Futuro na Era Digital”. A ideia é problematizar os avanços científicos, tecnológicos e as inovações na era digital, capazes de ampliar o acesso e reduzir as desigualdades, em vez de ampliar o fosso que separa ricos e pobres no mundo e em cada país, como um estigma do paradigma do desenvolvimento global em curso.

As questões em foco nessa programação se referem à cooperação internacional em saúde, às definições e incertezas em torno da saúde, aos males pandêmicos, às doenças como sofrimento e oportunidade e ao complexo econômico industrial da saúde.

Essa série de debates visa discutir questões postas em destaque pela Ministra Nísia Trindade, sobre como “encontrar o equilíbrio entre a liberdade de desenvolvimento e comercialização de bens, produtos e serviços digitais de saúde e a melhor proteção do paciente e da saúde individual e coletiva”.

Desse modo, se espera contribuir para o enfrentamento dos desafios que rondam o futuro da saúde, na linha de “convicções que nos animam”, conforme expressado no discurso da Ministra, relembrando “Riobaldo, em Grande Sertão Veredas: o que a vida quer da gente é coragem”.