Inovações digitais na atenção à saúde mental

Notícia publicada em:

  • 21 de Março de 2023
Quais são os potenciais e os riscos da incorporação de tecnologias digitais na atenção à saúde mental?

No próximo dia 27 de abril, às 14h, o terceiro seminário do 25º Ciclo de Debates do Nethis discute as implicações no campo da saúde mental, ou, o que seria mais apropriado dizer, da configuração dos males ou sofrimentos mentais da modernidade, ante o acelerado processo de inovações da tecnologia digital em todos os aspectos da atividade humana.

O processo de desenvolvimento global em curso, que ocorre em paralelo e associadamente à ampliação e ao aprofundamento das desigualdades no mundo, é o pano de fundo desse debate.

A intenção é contribuir para a compreensão e o enfrentamento dessas questões, no contexto das diretrizes e estratégias a serem adotadas na construção do futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Participam do seminário:

  • Marcelo Veras, psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise e psiquiatra da Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Paulo Amarante, pesquisador sênior da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e líder do grupo de pesquisas “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial” do CNPq.

A doutora Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, fará a moderação do debate, que será transmitido ao vivo no canal do Nethis no YouTube. Os participantes receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

Participe!

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Departamento de Saúde Coletiva da UnB e com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP.

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br