Nethis encerra disciplina sobre pestes, desenvolvimento e desigualdades

Notícia publicada em:

  • 15 de Julho de 2022
Com alunos de diferentes regiões do país, a disciplina debateu as conexões existentes entre pestes e aprofundamento das desigualdades sociais

“Como e quando vamos combater a peste-mãe das pestes: a desigualdade entre populações?” Foi com essa provocação que o coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, concluiu a disciplina oferecida, no primeiro semestre deste ano, dentro do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

Alunos e docentes discutiram, na quinta-feira (14/7), aspectos importantes relacionados à temática proposta pelo Nethis, com a seguinte conclusão: as pestes escancaram deficiências do atual modelo de desenvolvimento global e impõem a grupos populacionais já vulnerados pelas desigualdades maior carga de sofrimento.

Disciplina de Pós-Graduação

A disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional propõe estudos sobre temas diferentes a cada semestre, mas sempre sob o campo conceitual: a cooperação internacional como oportunidade para a redução das desigualdades em saúde entre nações. A programação é compartilhada com o Ciclo de Debates do Nethis. Confira aqui os temas abordados.