A Polêmica Aldeia Global

Notícia publicada em:

  • 9 de Abril de 2024
Uma mutação no meio do caminho?

A imagem acima, utilizada na divulgação do seminário de 18 de abril vindouro do 27º Ciclo de Debates do Nethis, visa ressaltar diferentes acepções da expressão “aldeia global”.

O filósofo Marshall McLuhan possivelmente cunhou o termo com base no conceito de aldeia como lugar onde convivem pessoas que buscam realizar aspirações de forma compartilhada, mediante recursos de comunicação desenvolvidos tão peculiarmente pela espécie humana ao longo de sua milenar experiência na Terra.

O significado dessa expressão na atualidade parece bem diferente, pois acentua o entendimento das comunicações que ocorrem numa teia ou rede global (as networks digitais), onde predominam mensagens “teleguiadas” por interesses que mais disputam hegemonia de poder que a busca de consenso entre aspirações coletivas.

Como preservar a partilha comunitária de valores ante a indução de hábitos e comportamentos ajustados a interesses alienadores?

Segundo o coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, é essencial debater esse caráter mutante do termo cunhado há seis décadas pelo filósofo canadense, tomando como ponto de partida a reflexão centenária do poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, ao dizer que No meio do caminho tinha uma pedra.