Armagedom

Observatório sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde

O objetivo é compartilhar conhecimentos com amplos setores da sociedade e contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das pestes infecciosas que ameaçam a humanidade desde épocas remotas e, de forma surpreendente, cada vez mais na atualidade.

Projeto interinstitucional sediado no Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília, em colaboração com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da Universidade de Brasília e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia (CIDACS).

Pestes

O termo peste engloba diferentes significados. A abordagem aqui adotada tem origem na acepção sobre a diversidade da vida na Terra que admite as doenças infecciosas como fenômenos integrantes do processo evolucional de todos os seres viventes do planeta. As espécies, inclusive os humanos, compartilham ou disputam recursos e meios que visam garantir e, se possível, ampliar sua permanência nesses cenários, processo que, eventualmente, os levam a adoecimentos ou mortes.

Notas Técnicas

As Pestes Infecciosas na Era Global

Dengue no Brasil

COVID-19: Pandemia na Era do Desenvolvimento Global

É do interesse de todo cidadão atentar para os problemas que circundam o acesso aos bens e serviços de saúde,…

Notícias

Pesquisas, eventos, publicações e outras atividades