Especialistas discutem temas emergentes para sistemas de saúde no mundo

Notícia publicada em:

  • 7 de Junho de 2021
No dia 17 de junho, o XI Ciclo de Debates sobre Bioética e Diplomacia em Saúde realizará duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde. As inscrições são gratuitas e haverá certificação da Escola de Governo Fiocruz Brasília

No próximo dia 17 de junho, o XI Ciclo de Debates está com uma programação imperdível. Pesquisadores do Brasil e de Portugal estarão reunidos para falar sobre emergências sanitárias, produção de medicamentos e imunizantes contra a covid-19, a experiência portuguesa em cuidados com populações negligenciadas e os desafios dos sistemas de saúde de países desenvolvidos e em desenvolvimento. As duas sessões acontecem no período da manhã e da tarde.

Com inscrições gratuitas, os debates serão transmitidos ao vivo no canal do Youtube do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde. Aqueles que acompanharem as sessões receberão certificado de participação emitido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília.

Confira a programação e inscreva-se:

17 de junho, quinta-feira, das 9h às 12h

Inscreva-se aqui na sessão matutina

A mesa será conduzida pelo ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fiocruz, José Gomes Temporão. Participarão do debate o pesquisador Jorge Simões, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, e a ex-ministra da Saúde de Portugal, Ana Jorge.

Jorge Simões analisará os sistemas de saúde de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Quais foram as últimas reformas implementadas nos sistemas de saúde de países desenvolvidos e quais foram os impactos da pandemia nessas reformas. Ana Jorge trará a experiência portuguesa na articulação entre saúde e segurança social para o desenvolvimento de ações preventivas, recuperadoras e paliativas de populações negligenciadas.

17 de junho, quinta-feira, das 14h às 17h

Inscreva-se aqui na sessão vespertina

Participarão Mariângela Simão, diretora-geral da OMS para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos, e Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz. O diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, fará a coordenação e moderação dos debates.

Mariângela Simão falará sobre os desafios para a produção de medicamentos e vacinas para a Covid-19 no mundo e os esforços empregados na busca de uma distribuição equânime desses insumos. O pesquisador Marco Aurélio Krieger abordará a experiência brasileira diante de emergências sanitárias.

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) apoia a realização das sessões.

Assista aos últimos debates promovidos Núcleo de Estudos.