Fiocruz lança livro sobre resposta do multilateralismo à pandemia

Notícia publicada em:

  • 10 de Dezembro de 2020
A cerimônia de lançamento acontece virtualmente na segunda-feira (14/12), às 10h, e será transmitida pelo canal VideoSaúde da Fundação no YouTube

Como um retrato, instantâneo e fidedigno, das ações globais para o enfrentamento da pandemia de covid-19. É assim que o e-book “Diplomacia da saúde e covid-19: reflexões a meio caminho”, organizado pelo Centro de Relações Internacionais (Cris) da Fiocruz, desponta em meio ao alto fluxo de informações sobre a pandemia, muitas imprecisas ou até mesmo equivocadas.

Ao reunir as análises produzidas pelo Cris/Fiocruz sobre as respostas do multilateralismo à pandemia da Covid-19, a publicação viabiliza o acesso a um panorama de ações internacionais promovidas para o enfrentamento da crise sanitária.

“A meio do caminho por duas razões: porque ela (a pandemia) se encontra ainda em expansão no mundo; e porque, portanto, a resposta do conjunto de atores da cena política e técnica internacional, que temos a pretensão de examinar, também se encontra a meio do caminho” – Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz

Foram descritas e examinadas as ações de agências das Nações Unidas (ONU), com foco para a Organização Mundial da Saúde (OMS); de organizações ou iniciativas multilaterais, a exemplo do G20 e Brics; e de instituições financeiras internacionais, além das respostas de diferentes países e regiões do mundo, como Brasil, China, Estados Unidos, África, Oriente Médio e Europa.

O livro ainda contextualiza a pandemia a temas transversais, como economia, geopolítica e crise humanitária. De acordo com o coordenador do Cris/Fiocruz, uma abordagem compatível com a visão atual, que classifica a pandemia como sindemia: situação em que aspectos biológicos, sociais e econômicos interagem e exacerbam o impacto das doenças.

A obra estará disponível gratuitamente nas plataformas BVS Bioética e Diplomacia em Saúde e Scielo.

Lançamento: “Diplomacia da saúde e covid-19: reflexões a meio caminho”

Segunda-feira, 14 de dezembro, às 10h.

Clique aqui para assistir.