Solidariedade internacional é crucial contra o coronavírus

Notícia publicada em:

  • 26 de Outubro de 2020
Professor do Graduate Institute for International and Development Studies destaca a importância da cooperação internacional no controle da pandemia de Covid-19

“Sem cooperação internacional os efeitos socioeconômicos de longo prazo da pandemia serão mais severos”, afirmou o professor Jussi Hanhimaki do Graduate Institute for International and Development Studies, em Genebra, na Suíça. Hanhimaki publicou, em 22 de outubro, uma análise sobre a conjuntura política internacional que envolve o controle da pandemia de Covid-19.

De acordo com o professor, os programas desenvolvidos pelas Nações Unidas (ONU) continuam sendo uma ferramenta indispensável para os países, porque, segundo ele, nenhum país, por mais poderoso e isolado que seja, pode derrotar o coronavírus (SARS-CoV-2) sozinho. O professor citou a declaração do secretário-geral da ONU, Antonio Gutierrez, concedida perante a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas: “Em um mundo interconectado, é hora de reconhecer uma verdade simples: solidariedade é interesse próprio. Se não entendermos esse fato, todos perdem”, defendeu o secretário-geral da ONU.

Leia aqui a íntegra da análise em versão traduzida para o Português.