Enfrentamento das desigualdades em saúde

Notícia publicada em:

  • 16 de Fevereiro de 2023
Como orientar ciência e tecnologia em prol da superação de desigualdades em saúde?

O Índice de Desigualdades Sociais para Covid-19 (IDS-Covid-19), desenvolvido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia, é um bom exemplo do uso da ciência e tecnologia voltado para o enfrentamento de emergências sanitárias associadas às desigualdades entre os grupos sociais.

Ao fornecer dados sobre os efeitos das desigualdades sociais na pandemia no Brasil, o índice favorece o aprimoramento das respostas, da vigilância e das políticas de proteção social durante crises que afetam a população. Segundo o coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, o trabalho do Cidacs é uma experiência admirável de como enfrentar os desafios da saúde pública antes as desigualdades associadas ao desenvolvimento, que se agravam na era modera. “O lema histórico da Fiocruz, desde a sua criação há mais de um século, voltado para superar o abismo entre as chances do pobres e ricos no campo da saúde, transparece nítido nesse empreendimento”.

Um dos pilares do índice é o envolvimento da sociedade no desenvolvimento da pesquisa. Durante a construção do IDS-Covid-19, cientistas, gestores e grupos de comunidades trocaram vivências a fim de tornar os resultados do índice mais assertivos no dia a dia das pessoas. É o que evidencia o documentário “Além do Distanciamento: Diálogos para entender as desigualdades da pandemia de Covid-19”, produzido pelo Cidacs. Confira a seguir, alguns destaques selecionados pelo Nethis:

Abaixo, assista à versão completa do longa-metragem científico produzido pelo Cidacs: