ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Resoluções internacionais

AGNU 75/235 – Desenvolvimento Agrícola, Segurança Alimentar e Nutrição (2020)

No contexto da pandemia de Covid-19, foi crucial a preocupação com o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar e a nutrição. Estimativas da FAO, do Programa Mundial de Alimentação, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, da OMS e do Unicef indicam que, em 2019, cerca de 687.8 milhões de pessoas estavam cronicamente subnutridas. Com a ameaça contínua à segurança alimentar e o aumento das DCNT devido ao consumo de alimentos não saudáveis, como os alimentos ultraprocessados, fica evidente a necessidade de ação.

Acesse o documento completo aqui.

Recomendações dessa resolução:

  1. Insta os Estados-membros e stakeholders relevantes a promoverem ações coletivas para mitigar os impactos da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento agrícola, bem como na segurança alimentar e nutrição por meio de sistemas agrícolas e alimentares sustentáveis.
  2. Insta os Estados-membros e stakeholders relevantes a promoverem dietas saudáveis, como também práticas sustentáveis que melhorem a produtividade e a produção e que ajudem a manter ecossistemas. Encoraja ainda a promoção do consumo sustentável e de práticas e inovações sustentáveis nos setores agrícolas.
  3. Estimula o emprego de esforços, em todos os níveis, para estabelecer e fortalecer programas e medidas de proteção social, que incluem programas nacionais de proteção da vulnerabilidade e carência, programas de gêneros alimentícios, programas de alimentação escolar e programas de nutrição materno-infantil.