ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Resoluções internacionais

AGNU 74/121 – Políticas e Programas Envolvendo a Juventude (2019)

A presente resolução aborda a questão da juventude de forma abrangente, desde os direitos humanos até o desenvolvimento sustentável. Um ponto crucial é a relação entre juventude e regulação de alimentos ultraprocessados, que impacta diretamente no acesso dos jovens a uma alimentação saudável.

As recomendações da resolução baseiam-se no Programa Mundial de Ação para a Juventude, especificamente, na proposta de ação nº 8 do campo “saúde”. Essa proposta defende a promoção de projetos de saúde dentro e fora das escolas, com foco na educação alimentar e na garantia de acesso a uma dieta adequada para os jovens, com a promoção de programas de merenda escolar e com o fornecimento de suplementos alimentares que possam assegurar uma dieta adequada.

Acesse o documento completo aqui.

Recomendações dessa resolução:

  1. Proteger, promover e cumprir com a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de toda pessoa jovem, em concordância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e instrumentos internacionais relevantes de direitos humanos na implementação do Programa Mundial de Ação para a Juventude;
  2. Considerar, voluntariamente, os indicadores propostos no relatório do Secretário-Geral para a seleção e adaptação no monitoramento e avaliação da execução do Programa Mundial de Ação para a Juventude, dando atenção especial a mulheres jovens, grupos marginalizados e pessoas jovens pertencentes a esses grupos marginalizados.