ÁLCOOL
Resoluções internacionais
A Resolução WHA 58.26 resgatou o uso nocivo do álcool como enfoque de cuidados necessários com o foco de fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A Resolução reintroduz o tema na agenda internacional e otimiza o debate sobre os fatores de risco para DCNT, as quais passaram a ter cada vez mais importância no decorrer dos anos 2000 com a acelerada transição epidemiológica.
O documento destaca o impacto do uso nocivo do álcool não só para a saúde do usuário, mas também sua influência social e econômica para os próprios indivíduos, assim como as famílias e comunidades, enfatizando os problemas da violência doméstica contra a mulher e a criança, riscos do consumo de álcool durante a gravidez, consumo crescente de álcool entre adolescentes, relação entre o consumo de álcool e comportamentos de alto risco (incluindo o uso de substâncias psicoativas e sexo não seguro), os impactos na saúde mental e os óbitos por causas relacionadas, contribuindo para aumentar as desigualdades sociais e desigualdades no campo da saúde.
Nessa Resolução, é solicitado aos Estados-membros que desenvolvam, implementem e avaliem estratégias e programas efetivos para a redução do impacto negativo e consequências sociais do uso nocivo do álcool. Os Estados-membros também são estimulados a mobilizar a participação de todos os grupos sociais e econômicos (incluindo acadêmicos, profissionais, agências governamentais e não governamentais, setor privado, sociedade civil e associações industriais) para a redução do uso nocivo do álcool.
Acesse o documento completo aqui.
Recomendações desta resolução:
NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde
Av. L3 Norte Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A SG 10, 3º andar, 70.904-130, Brasília, Brasil | Tel: (55 61) 3329-4666 | E-mail: [email protected]