A/RES/75/284: Declaração Política sobre o HIV e a AIDS: acabando com as desigualdades e entrando no caminho para acabar com a AIDS até 2030 (2021)

A presente resolução visa implementar a declaração política “Acabar com as Desigualdades e Alcançar o Fim da AIDS até 2030”, com o objetivo de eliminar a AIDS como problema de saúde pública até 2030.

Para alcançar esse objetivo, a resolução se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular no ODS 3, que busca garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades.

A resolução se estrutura em diversos setores, incluindo a seção de compromissos, que conecta a resolução à regulação de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como o álcool.

Dentro dos compromissos com a cobertura universal de saúde e integração, a resolução destaca a necessidade de investir em sistemas de saúde e proteção social robustos, resilientes, igualitários e financiados por fundos públicos para atender às necessidades das pessoas com HIV.

Isso inclui o fornecimento de tratamento para dependência de álcool e drogas, reconhecendo o álcool como um fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, impactando diretamente a qualidade de vida da população.

Ao abordar a dependência do álcool entre pessoas com HIV, a resolução contribui para o alcance do ODS 3, promovendo a saúde e o bem-estar de todos.

Acesse o documento completo aqui.

Recomendação dessa resolução: 

  1. Os Estados comprometem-se a investir sistemas de saúde e proteção social robustos, resilientes, igualitários e financiados por fundos públicos que sirvam para as pessoas que vivem com o HIV, a fim de, inter alia, fornecer tratamento contra a dependência do álcool e do uso de drogas.