AGNU 73/2 – Declaração política da terceira reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre a prevenção e controle de DCNT (2018)

Essa Resolução foi adotada em referência à declaração política aprovada pela terceira reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU sobre a prevenção e controle de DCNT, em 27 de setembro de 2018. Reoslução reconhece o progresso de alguns países nos compromissos definidos nas reuniões de alto nível de 2011 e 2014 para prevenção e controle de DCNT a partir da reducao dos seus fatores de risco ligados ao uso de tabaco, álcool, dietas não saudáveis e inatividade física.

Acesse o documento completo aqui.

Recomendações desta resolução:

1. Conscientizar as pessoas para que façam escolhas bem-informadas ao fornecer um ambiente permissivo de escolhas saudáveis
  2. Implementar campanhas de mídia social direcionadas à população em geral para estimular a conscientização sobre o uso nocivo do álcool
  3. Adotar etapas concretas, quando relevante, para a eliminação de propaganda, marketing e venda de produtos alcoólicos para menores de idade
  4. Estimular operadores econômicos do setor de produção e comercialização do álcool a contribuir para a redução do uso nocivo do álcool em suas áreas estratégicas, considerando os contextos culturais e religiosos nacionais
  5. Fortalecer a educação sobre questões de saúde
  6. Continuar a implementação dos compromissos realizados em 2011 e 2014 para reduzir o uso do álcool de acordo com as intervenções sugeridas pela OMS (ex.: Estratégia Global de Redução do Uso Nocivo do Álcool) em consonância com as políticas e metas nacionais