AGROTÓXICOS
Resoluções internacionais
A Resolução WHA69.4 reitera o engajamento multilateral descrito no documento das Nações Unidas, “O futuro que queremos”, de que os Estados reafirmam seu compromisso de atingir, até 2020, o manejo de químicos durante todo o seu ciclo de vida e os resíduos sólidos, visando à redução de efeitos adversos sobre a saúde humana e meio-ambiente. A Resolução faz menção à implementação efetiva e ao fortalecimento da Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM), em especial para países com populações em situação de vulnerabilidade, além de destacar o papel da OMS para o manejo de produtos químicos e seu impacto na saúde humana, a partir de um enfoque multissetorial.
A Resolução WHA69.4 destaca ainda a evolução da consciência internacional sobre os riscos, enfatizando o número crescente de doenças e de mortes relacionadas a fatores ambientais modificáveis e a exposições químicas, as quais podem causar deficiência intelectual, doenças cardíacas e envenenamento. Ressalta-se também a necessidade de se progredir em relação à redução dos efeitos adversos na saúde humana associados aos resíduos e químicos, além de reduzir as disparidades de capacidade existentes entre os países através da cooperação internacional.
Acesse o documento completo aqui.
Recomendações desta resolução:
NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde
Av. L3 Norte Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A SG 10, 3º andar, 70.904-130, Brasília, Brasil | Tel: (55 61) 3329-4666 | E-mail: [email protected]