Notícia publicada em:
As doenças negligenciadas – como malária, leishmaniose, hanseníase e dengue – afetam cerca de 1.5 bilhão de pessoas em todo o mundo, mas somente algo em torno de 1% dos novos medicamentos lançados nas últimas décadas foram destinados a essas enfermidades. “Não gera lucro. É por isso que as indústrias privadas não têm interesse em investir recursos para as doenças negligenciadas”, explica o pesquisador Gerson Penna, coordenador das sessões deste semestre do XI Ciclo de Debates e consultor sênior do Nethis para Doenças Negligenciadas.
Acompanhe ao vivo os debates no canal do Nethis no YouTube. Inscreva-se no canal e receba notificações sobre o início dos debates.
“Participarão das sessões renomados profissionais brasileiros e internacionais da ciência e da gestão. Vamos discutir os aspectos científicos, políticos e socioeconômicos relacionados às doenças negligenciadas”, conta Penna, que é o 8° colocado no ranking dos cientistas que mais contribuíram para os estudos sobre as doenças negligenciadas no mundo. Entre os dermatologistas, ele figura como o primeiro da lista.
Sessão de AberturaA primeira sessão, em 18 de março de 2021, será a partir das 14hs, com a vice-diretora-geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, responsável pela área de Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos, e com o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz, Carlos Morel. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, coordenará os debates. Inscreva-se aqui na sessão de abertura do XI Ciclo de Debates. Para receber o certificado de participação emitido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, é necessário realizar a inscrição. |
Confira aqui a programação de debates para este semestre do XI Ciclo de Debates.
O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) apoia a realização das sessões. Reveja aqui os debates anteriores.
XI Ciclo de Debates: Doenças Negligenciadas
Data: 18 de março – 14h
Transmissão ao vivo: youtube.com/nethisvideo
Quanto: Gratuito
Mais informações: (61) 3329-4661
bioeticaediplomacia.org