José Paranaguá de Santana é homenageado por sua contribuição à criação da UNA-SUS

Notícia publicada em:

  • 31 de Março de 2021
Universidade Aberta do SUS agradeceu a dedicação e o comprometimento na qualificação permanente de profissionais de saúde no Brasil

Ao lado de Francisco Campos, ex-secretário executivo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), foi homenageado por sua dedicação à criação e a implantação da UNA-SUS na Fiocruz Brasília. Maria Fabiana Damásio, secretária executiva da UNA-SUS e diretora da Fiocruz Brasília, prestou a reverência durante o Especial de Fim do Ano da Fiocruz Brasília – Encontro dos Trabalhadores, que ocorreu de forma on-line nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020. “Agradeço a esses dois líderes e condutores de todo o processo. Temos mais de 1,5 milhão de trabalhadores cadastrados nesses 10 anos de UNA-SUS com uma oferta educacional plural para o SUS”, disse Fabiana.

Segundo o coordenador do Nethis, é um privilégio colaborar com a história da UNA-SUS, que entre os seus objetivos, está atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no SUS. “Reduzir as desigualdades entre regiões do país e contribuir com a integração ensino-serviço são propósitos reais e que a UNA-SUS têm alcançado”, avalia Paranaguá. “A integração ensino-serviço, em especial, têm inspiração na enfermeira Izabel dos Santos, que ficou consagrada por sua contribuição para a política nacional de formação de pessoal”, conta.

A UNA-SUS tem os objetivos, ainda, de induzir e orientar a oferta de qualificação dirigida aos trabalhadores do SUS, pelas 35
instituições que integram a Rede UNA-SUS, fomentar e apoiar a disseminação de meios e tecnologias de informação e
comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas.

A Rede UNA-SUS é composta pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Fiocruz e 35 universidades.

*Pelas condições sanitárias impostas pela pandemia do Covid-19, José Paranaguá de Santana recebeu a placa em sua homenagem na última semana de março de 2021.