Menuidioma

Sociedade Brasileira de Bioética lança livro sobre Bioética e Saúde Pública

  • 17 de Agosto de 2016

livro bioetica e saude publicaA partir das reflexões do XI Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em 2015, em Curitiba, pesquisadores foram convidados a escrever para o livro Bioética e Saúde Pública, organizado pela presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Regina Parizi, e pela pesquisadora da PUC Paraná, Caroline Rosaneli.

A publicação pode ser adquirida neste link.

Com o tema central Bioética e Desigualdades, o encontro discutiu a desigualdade nos campos econômicos e sociais no Brasil e no mundo. O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), José Paranaguá de Santana, um dos 29 autores convidados, publicou o artigo “Acesso à Saúde em um mundo desigual”, que critica a insuficiência de reflexões sobre o conceito de saúde e sobre os modelos de desenvolvimento mundial (e de cada país) responsáveis pela produção e reprodução das desigualdades.

A publicação reúne 14 artigos que relacionam desigualdade com temas específicos, como as doenças negligenciadas, a Estratégia Saúde da Família, vigilância epidemiológica, venda de órgãos humanos, soberania alimentar e nutricional, entre outros.