Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sexta edição do Ciclo de Debates discute sobre Gestão do Conhecimento

Notícia publicada em:

  • 29 de julho de 2011

A importância do acesso livre à informação foi um dos assuntos que teve grande destaque no debate

Ciência e poder: Gestão do Conhecimento em Bioética, Diplomacia e Saúde foi o tema de debate do Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS, no último dia 28. O contexto de desenvolvimento da Política de Saúde e da Política de Informação Científica em Saúde, assim como a importância do acesso livre à informação para o SUS também fez parte da pauta de discussão.

O debate foi coordenado pelo diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação da UnB, Emir Suaiden, apresentado pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Ilma Noronha e debatido pelo diretor da Bireme/OPAS/OMS, como debatedor, Pedro Urra.

Ilma Noronha fez uma apresentação sobre a trajetória histórica da informação no Brasil, a informação como direito, a restrição do acesso aos resultados da pesquisa, a dependência brasileira das publicações cientificas estrangeiras e a pesquisa em saúde no Brasil e ainda propôs a reflexão que “há uma relação entre poder, política, saúde e ciência, sendo que essa relação não pode ser ignorada”.

O Ciclo de Debates é uma atividade coordenada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS e tem a periodicidade mensal, sendo que acontece toda última quinta-feira do mês. Para a sessão de agosto, a ser realizada no dia 25, o tema para debate será “Vulnerabilidade e Globalização”.