Resultados da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti são tema de seminário

Notícia publicada em:

  • 28 de Março de 2016

Tripartite LogoA Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid) e da Coordenação de Projetos de Cooperação Internacional (CPCI), promove dia 30 de março o Seminário “Fortalecimento da Rede de Serviços de Saúde um Relato da Cooperação Brasil-Cuba-Haiti ”. O evento será realizado no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) de 9 às 13 horas.

A mesa de abertura do seminário será composta pelo secretário executivo do Ministério da Saúde,  José Agenor Álvares da Silva,  pelo diretor do Desid, Carlos Ocké, e a chefe substituta da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (AISA),  Thaisa Gois Farias de Moura Santos Lima.

No evento serão apresentados os resultados alcançados na Gestão e Organização da Rede de Serviços de Saúde do Haiti, por meio do convênio celebrado entre  Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O “Fortalecimento da Rede de Serviços de Saúde” será tema da palestra da  professora  pesquisadora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Ceci Misoczky.

Durante o seminário, será lançado o Livro “Fortalecimento da Rede de Serviços de Saúde: Um Relato da Cooperação Brasil-Cuba-Haiti”,  resultado da experiência da cooperação internacional. “Desde o terremoto, ocorrido em 12 de janeiro de 2010, varias ações de melhorias sanitárias foram implantadas no país, e é com o total apoio do doutor José Agenor Álvares da Silva – da Secretaria Executiva, que realizamos o seminário para compartilhar com os diversos atores envolvidos essa rica experiência da cooperação técnica em saúde no Haiti, sobretudo os aspectos mais relevantes da reconstrução da rede de serviços nesse processo de fortalecimento institucional da autoridade sanitária  do Haiti”, enfatiza Ocké.

Cooperação Tripartite
A Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti é a maior cooperação internacional desenvolvida pelo Brasil na área da saúde, com parceria firmada por meio de convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Universidade de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de arranjos  para a implementação da cooperação através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD ) e Organização Pan-Americana da Saúde ( Opas/Brasil e Opas/Haiti). As  ações realizadas estão pactuadas no Memorando de Entendimento Brasil Cuba Haiti, assinado pelos ministros de Saúde dos três países, em 27 de março de 2010. O auxílio brasileiro ao Haiti utiliza recursos  oriundos de créditos extraordinários, regulamentado pela Lei 12. 239 de maio de 2010.

De caráter reservado, o Seminário reunirá representantes das embaixadas de Cuba e do Haiti, além de representantes das instituições parceiras na cooperação, Universidade de Brasília e  Ministério das Relações Exteriores – Agência Brasileira de Cooperação (MRE/ABC).

Ações
Entre as ações desenvolvidas, estão conclusas as de apoio à recuperação e construção de unidades hospitalares, aquisição de equipamentos, ambulâncias e insumos de saúde, além de bolsas para capacitar profissionais de saúde haitianos.

A cooperação internacional ainda mantém ações como a de qualificação da gestão assistencial e de vigilância epidemiológica e de fortalecimento do sistema de atenção básica do Haiti.

Na etapa atual , além das reuniões tripartites em Porto Príncipe –  capital do Haiti  –  são realizadas oficinas de acompanhamento da execução do Plano de Manutenção dos Hospitais Comunitários de Referência (HCRs), construídos no âmbito do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti.

Números da Cooperação Tripartite:

Aquisição e doação de 30 ambulâncias;
Construção de 3 hospitais comunitários de referência (bon repos, beudet e carrefour) inaugurados em maio de 2014;
Construção do instituto haitiano de reabilitação e laboratório de órteses e próteses. inaugurados em maio de 2014;
Reforma/construção de 2 laboratórios regionais de saúde pública (les cayes e cabo haitiano) finalizado;
Construção de 3 depositos para vacinas da rede de frios nas regiões de fort libert, port de paixe jerimie.
Seminário “Fortalecimento da Rede de Serviços de Saúde um Relato da Cooperação Brasil-Cuba-Haiti ”

Serviço:

Seminário Projeto Haiti:  “Fortalecimento da Rede de Serviços de Saúde um Relato da Cooperação Brasil-Cuba-Haiti ”
Data: 30 de março de 2016
Local: Opas,  Brasília – DF
Hora: 9 às 13 horas

CONVITE Seminario projeto Haiti DESID

Divulgação.