Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Painel sobre as relações entre saúde e desenvolvimento sustentável no contexto da Bioética

Notícia publicada em:

  • 21 de agosto de 2012

Debate promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) será realizado no próximo dia 23, na Fiocruz Brasília

A professora adjunta da Universidade de Rostock, na Alemanha, Íris Borowy, e o consultor internacional de Saúde e Meio Ambiente da OPAS, Carlos Corvalán, são os convidados para o Painel: As Relações entre Saúde e Desenvolvimento Sustentável no contexto na Bioética. O Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, coordenará a mesa. O painel será realizado no próximo dia 23, às 9h, no bloco Educacional da Fiocruz Brasília. A atividade foi incorporada como parte das ações de greve do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Asfoc) e do curso de especialização em Direito Sanitário do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz (Prodisa).

Carlos Covalán apresentará o desenvolvimento de políticas dos últimos 40 anos sobre saúde e desenvolvimento sustentável apoiado em conferências e documentos das Nações Unidas. A explanação tem início em 1972, quando ocorreu a Conferência de Estocolmo, que foi a primeira tentativa de organizar as relações entre o homem e o meio ambiente. Corvalán passa pelo Relatório Brundtland, em 87, organizado pelas Nações Unidas, que definiu o desenvolvimento sustentável como aquele que deve satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Cinco anos depois, em 1992, ocorreu no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco 92), dez anos depois, em 2002, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo, na África do Sul e, por fim, a Rio+20, em 2012.  

A professora Íris Borowy, que realiza pesquisas no Brasil, na Casa Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, fará uma apresentação sobre a relação entre economia, saúde e meio ambiente. Ela afirma que é impossível ter um desenvolvimento equilibrado sem uma população saudável, e que a falta de desenvolvimento é em si mesmo a causa de muitos problemas de saúde. “Analiso como a saúde emergiu como tema central do discurso de desenvolvimento e como há muitas maneiras de gerar, visualizar e interpretar dados, principalmente, produzir imagens diferentes da realidade em um campo que pode determinar o nosso futuro”, afirma Íris no texto “La salud, la economía y el medio ambiente – sobre la historia de una relación complicada”.

 

Serviço:

Painel: As Relações entre Saúde e Desenvolvimento Sustentável no contexto da Bioética
Data: 23 de agosto de 2012
Horário: 9h
Local: Auditório Interno, 1º andar, Bloco Educacional da Fiocruz Brasília – Avenida L3 norte, campus universitário Darcy Ribeiro, gleba A (atrás do Hospital Universitário de Brasília – HUB)    
Informações: 3329 4752