Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nethis promove debate sobre solidariedade e interesses nacionais entre as nações

Notícia publicada em:

  • 10 de outubro de 2012

Edição de outubro do II Ciclo de Debates fará uma análise de como os países lidam com os interesses nacionais e ao mesmo tempo com a solidariedade, uma das bases da cooperação Sul-Sul

Estão abertas as inscrições para a edição de outubro do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz/UnB/Opas) no próximo dia 25, no Auditório Interno do Bloco Educacional da FIOCRUZ Brasília. A partir do tema Solidariedade versus interesses nacionais no contexto de comunidade de países, o debate contará com a presença de Félix Rígoli, gerente da Área de Sistemas de Saúde e coordenador da Unidade Técnica de Recursos Humanos e das áreas de Serviços de Saúde, Medicamentos, Tecnologia e Inovação em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Faça a sua inscrição aqui.

O evento será realizado das 8h30 às 12h, é aberto ao público, e voltado para estudantes e profissionais das áreas da saúde, relações internacionais e bioética.

O coordenador do Nethis e assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), José Paranaguá, conta que Félix fará uma analise sobre a tensão entre interesses nacionais – que determinam as políticas exteriores dos governos – versus o desprendimento que deve pautar as relações de cooperação destinada ao bem-estar comum e global. “Aprofundar a discussão em torno dessa questão representa certamente uma contribuição para o enfrentamento dos conflitos presentes na agenda das relações internacionais, constituindo uma linha de reflexão e pesquisa na área de convergência desse campo com a saúde pública e a bioética”, afirma.

Paranaguá explica que a cooperação entre países é, ao mesmo tempo, um objetivo e um meio para a preservação da paz e o progresso dos povos. As diferenças nos estágios de desenvolvimento econômico e técnico-científico entre as nações é o principal objetivo para a efetivação dos processos de cooperação, e os princípios de solidariedade e justiça na distribuição e usufruto de benefícios desse desenvolvimento constituem as bases filosóficas e políticas orientadoras de tais processos.

Félix Rígoli é gerente da Área de Sistemas de Saúde e coordena a Unidade Técnica de Recursos Humanos e as áreas de Serviços de Saúde, Medicamentos, Tecnologia e Inovação em Saúde (Opas/OMS). Atuou como assessor para as Américas em Washington, na área de Políticas em Recursos Humanos, desde 2000, coordenando a Rede de Observatórios de Recursos Humanos das Américas. Nasceu no Uruguai, é médico, especialista em Política de Saúde pela Fundação Getulio Vargas e em Recursos Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil. Tem dois mestrados: em Saúde Pública, no Uruguai, e o outro em Administração de Saúde, no Canadá, na Universidade de Montreal.

Foi gerente do principal complexo de serviços de saúde no Uruguai e atuou como consultor para o Banco Mundial, o BID e varias agências internacionais nas Américas. É autor de artigos e capítulos de livros da OMS, OPAS e outros, nas áreas de sistemas de saúde, gestão de serviços e recursos humanos para a saúde.

Fonte: portal da OPAS/Brasil.

Serviço:
II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública – Solidariedade versus interesses nacionais no contexto de comunidades de países
Data: 25 de outubro de 2012
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório Interno FIOCRUZ Brasília – Campos Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Gleba A, SC 4
Informações: (61) 3329-4752