Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sebastião Loureiro

Notícia publicada em:

  • 16 de agosto de 2021
O médico e professor deixa um legado para as futuras gerações da saúde coletiva na defesa de uma sociedade justa e democrática

Sebastião Loureiro na celebração de 40 anos da Abrasco, em 2019. Foto: Abrasco

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) lamenta o falecimento de Sebastião Loureiro, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Médico e epidemiologista, Sebastião foi um dos pioneiros na formação do campo da Saúde Coletiva, liderando os docentes da Faculdade de Medicina da UFBA que fundaram o Instituto de Saúde Coletiva, em 1978.

Sebastião foi o quarto presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), quando a entidade desempenhou um papel crucial nos debates da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e que resultou no capítulo da seguridade social da Constituição Federal, de 1988.

Sebastião integrou a primeira geração de sanitaristas da Reforma Sanitária Brasileira. Nos deixa saudade, mas, como era de seu gênio, nos deixa com a esperança de que eles passarão… E nós, continuaremos como ele, passarinhos, fiéis e amantes de primaveras floridas” , fala o coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana.

Além da Abrasco, Sebastião presidiu a Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames) e a Associação Internacional de Política de Saúde (IAHP). O médico deixa um legado que permanecerá inspirando as novas gerações da Saúde Coletiva.

Leia aqui a íntegra da nota de pesar emitida pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.