Nethis elabora proposta de curso EaD

Notícia publicada em:

  • 4 de Fevereiro de 2015

Os coordenadores de disciplinas e a equipe de educação a distância se reuniram na terça-feira, 3 de fevereiro, para detalhar a nova iniciativa educacional do Nethis/Fiocruz, o curso “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Especificidades da Área da Saúde”. A previsão é que esteja disponível para o público no segundo semestre de 2016, com apoio da Escola Fiocruz de Governo.

reuniao ead1

O pesquisador associado ao Nethis Roberto Passos Nogueira (Ipea) e o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana

O curso será de 80 horas, na modalidade de educação a distância, com seguinte temário: Saúde, ambiente e desenvolvimento no contexto das relações internacionais; Cooperação internacional em saúde; Paradoxos da cooperação internacional em saúde; Gestão de políticas e projetos de cooperação internacional em saúde. Além disso, os participantes desenvolverão exercícios de integração desses conteúdos na elaboração de análises sobre situações concretas de suas experiências profissionais.

Participam como coordenadores de disciplinas o pesquisador do Ipea Roberto Passos Nogueira, o assessor da Fiocruz Brasília, José Agenor Álvares, o gerente da área de Sistemas de Saúde e coordenador da Unidade Técnica de Recursos Humanos da OPAS/OMS, Felix Rígoli, o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz Fernando Pires-Alves, a consultora da Opas Alejandra Roa, a pesquisadora do Nethis Roberta Campos e o coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana.

O projeto faz parte das atividades do Termo de Cooperação (TC 41) entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O TC 41, com final em dezembro de 2015, apoiou diversas iniciativas da Fiocruz nos últimos dez anos, sob coordenação geral do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).

“É importante ressaltar em que contexto este projeto do EaD está inserido, destacando a importância do TC 41 para o desenvolvimento institucional da cooperação internacional no âmbito da Fiocruz, inclusive a criação do Nethis”, observa o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana.