Menuidioma

Nethis e Fiocruz Ceará promovem debate sobre saúde, bioética, complexo econômico-industrial e Cooperação Sul-Sul

  • 31 de Outubro de 2014

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz) convida para o V Ciclo de Debates sobre “Cooperação Sul-Sul, complexo econômico-industrial da saúde e bioética”. Será no dia 24 de novembro, a partir das 8h30, no Auditório da Escola de Saúde Pública da Secretaria do Estado de Saúde do Ceará, em Fortaleza. 

Faça a sua inscrição AQUI e acesse a programação AQUI

Após a mesa de inauguração, com representantes de diversas instituições, a palestra de abertura será com o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana, com o tema “Cooperação Sul-Sul, complexo econômico-industrial da saúde e bioética”. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, irá coordenar o painel “Complexo econômico-industrial da saúde: ambivalências e possibilidades para a cooperação Sul-Sul”.

Irão participar como painelistas o secretário  de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e pesquisador da Fiocruz, Carlos Gadelha, o coordenador do Projeto Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi/Ipea), João Brígido Bezerra Lima, e a professora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Deisy Ventura.

No período da tarde, o coordenador das Assessorias da Fiocruz Brasília, José Agenor Álvares, irá coordenar o painel “Cooperação Sul-Sul: O desafio da desigualdades no contexto das relações internacionais”. Participarão como painelistas a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima e o diretor da Fiocruz Ceará, Antonio Carlile.

LIVRO – Após os debates, haverá o lançamento do livro “Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: desafios e perspectivas”, organizado pelo pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) Luiz Eduardo Fonseca. Além de Fonseca, a coordenadora do Programa de Alimentação, 
Nutrição e Cultura (Palin/Fiocruz Brasília), Denise de Oliveira e Silva, participará do evento. 

O Ciclo de Debates é realizado em parceria com a Fiocruz Ceará, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará.


email mkt NOV