Nethis participa de congresso sobre ciências sociais e humanas em saúde

Notícia publicada em:

  • 1 de Novembro de 2023
Coordenador do Observatório Odisseia representou Secretaria de Informação e Saúde Digital no evento

Foto: Ascom – Abrasco

Foi a partir da perspectiva crítica de decolinialidade da saúde digital que o consultor do Nethis Felix Rigoli, coordenador do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), representou a Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde no dia 1º de novembro.

Rigoli defendeu o alinhamento da transformação digital da saúde aos princípios fundamentais do SUS, entre eles a equidade, a universalidade e a participação social. Ele também destacou a importância de as inovações digitais serem adequadas às diferentes realidades socioculturais brasileiras a fim de evitar a marginalização de grupos sociais.

A atuação do Estado como agente impulsionador e orientador da transformação digital da saúde foi outro aspecto ressaltado. Segundo o coordenador do Odisseia, é indispensável que o Estado estabeleça os eixos norteadores desse processo, aumentando o controle social, uma vez que as necessidades da sociedade não devem estar submetidas aos interesses de forças econômicas transnacionais.

Confira aqui a apresentação em slides do consultor do Nethis.

O 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde foi promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Instituto Aggeu Magalhães.