Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fiocruz recebe simulação de conferência da ONU

Notícia publicada em:

  • 20 de julho de 2012

Estudantes de Direito e Relações Internacionais participarão de seis comitês que discutirão o tema Desenvolvimento e Liberdade – empoderando pessoas, desenvolvendo nações

A Escola de Governo em Saúde da FIOCRUZ Brasília (EGS) sedia, entre os dias 23 e 27 de julho, o 15º Americas Model United Nations (AMUN)uma simulação da Conferência das Nações Unidas. O AMUN reúne estudantes de Relações Internacionais e Direito de universidades do Brasil e do mundo. Durante o evento, os graduandos ocupam o lugar de diplomatas, técnicos ou juízes para discutir assuntos da agenda internacional. O AMUN é uma iniciativa dos alunos de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), apoiado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis – Fiocruz/UnB/OPAS) e por outras instituições.

Esta é a 15ª edição e traz o tema Desenvolvimento e Liberdade – empoderando pessoas, desenvolvendo nações. Serão formados seis comitês: a Corte Internacional de Justiça; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Reunião Anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial; Conselho de Direitos Humanos; Conselho de Segurança; e a Cúpula Mundial da ONU sobre Corrupção.

O secretário-geral do AMUN, João Sigora, estudante do último semestre de Relações Internacionais da UnB, acredita que participar do AMUN é uma oportunidade de vivenciar na prática o que é estudado em sala de aula. “Nós discutimos assuntos e criamos uma visão conjunta sobre determinado tema, é muito rico. Muitas vezes mudamos a nossa opinião, passamos a entender melhor a posição dos países. É a hora de aperfeiçoar o conhecimento”, afirma.

Além disso, João lembra que o encontro possibilita a criação de uma rede de contatos, já que o número de inscritos chega a quase 300 pessoas. “Temos a chance de exercitar diversas habilidades, como oratória, diplomacia e até mesmo apresentação pessoal”, conclui. O idioma oficial do AMUN é o inglês.
 
A universitária do 1º semestre de Relações Internacionais da UnB, Débora Brant, participará pela primeira vez do AMUN. Ela conta que foi motivada pelos veteranos a fazer a inscrição da simulação e fará parte do Conselho de Segurança. “Eles disseram que é muito interessante, que vou aprender muita coisa e também quero conhecer outros estudantes da área”, explica.  

O estudante de direito da Universidade Estadual de Maringá, Ramon dos Santos, será um dos 15 juízes da Corte Internacional de Justiça. “Os advogados dos países farão as defesas e nós decidiremos os casos. O bacana é que somos isentos, pois muitos não se conhecem”, afirma. Esta será a primeira vez que Ramon irá ao AMUN. O estudante já participou da simulação da Corte Internacional de Direitos Humanos, realizada em fevereiro deste ano, pela Fundação Getúlio Vargas. “Acredito que a experiência é semelhante, pois estaremos em contato com estudantes de toda a América Latina e de outros países”. 

Rafael Tamae, aluno de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), participará pela segunda vez do AMUN. Ele comenta que a experiência é incrível: “passamos a perceber na prática como tudo funciona, treinamos como nos posicionar com clareza e arranjar nossos argumentos de forma lógica, além de ser uma excelente oportunidade de treinar o inglês”, diz. 

OUTRAS INICIATIVAS – Nesta sexta-feira, dia 20, haverá o lançamento do livro Individual empowerment in the international system: towards development, through freedom. São seis artigos de 23 estudantes de graduação da UnB, escritos com a orientação de professores, com um eixo temático comum: o aumento das liberdades individuais como instrumento do processo de desenvolvimento.

O livro traz os seguintes temas: promoção da liberdade de expressão; o nexo entre a pobreza e o meio ambiente; o terrorismo internacional; o combate à corrupção em nível global; a proteção ao individuo em crimes de genocídio; e os desalinhamentos cambiais e de fluxos de capitais. A obra será lançada na livraria Cultura do shopping Casa Park de Brasília, às 19h30.

O AMUN criou a primeira liga intercontinental de modelos da ONU no mundo, em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a Universidade McGill, no Canadá, instituições que também simulam a conferência. A iniciativa foi lançada no sábado, 14 de julho. A liga pretende possibilitar um maior intercâmbio de delegados e ideias. 

Confira mais informações sobre o AMUN aqui.