Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FIOCRUZ Brasília realiza o lançamento do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde

Notícia publicada em:

  • 29 de julho de 2010

Lançado oficialmente no dia 28 de julho, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde é fruto de um consórcio entre a Fiocruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) e a Universidade de Brasília (UnB), pela Cátedra UNESCO de Bioética. Além da cerimônia que marcou o início dos trabalhos do projeto, foi realizado ainda o 2º Seminário, que abordou questões relativas à Cooperação sul-sul no Auditório da FIOCRUZ Brasília.

O evento tratou sobre temas que envolvem questões de bioética e diplomacia em saúde e que devem ser objeto de estudo do Núcleo a partir de agora. O foco do seminário foi a análise da Cooperação sul-sul e sua importância no contexto e transformação dos países envolvidos. Para falar sobre o assunto foram convidados o assessor internacional do CRIS/Fiocruz, Henri Jouval, o coordenador no Núcleo de Estudos e representante da Organização Panamericana de Saúde, José Paranaguá, o coordenador do Observatório História e Saúde da Casa Oswaldo Cruz, Fernando Pires-Alves e a consultora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, Alejandra Carillo.

Os palestrantes traçaram um panorama entre a saúde e o contexto internacional, além da criação de agendas de cooperação no campo da saúde, política exterior brasileira e a atuação da Cooperação sul-sul em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina.

Durante a solenidade de inauguração do Núcleo, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou a importância da criação do grupo e da união entre três instituições exemplares como a UnB, OPAS e Fiocruz. “O conhecimento das propostas sobre bioética e a diplomacia em saúde acrescentará muito, tanto no campo das políticas públicas quanto no que diz respeito ao posicionamento dos organismos frente a estas questões”. Gadelha ainda se disse satisfeito ao ver o novo prédio da FIOCRUZ Brasília movimentado e elogiou as ações realizadas pela unidade.

Para o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, a instalação da FIOCRUZ Brasília no campus da Universidade ampliou a cooperação entre a UnB e a Fundação. “Fico feliz em saber que a realização deste seminário é sinal do fortalecimento da parceria entre a UnB, Fiocruz e demais instituições que têm papel importante na orientação das atividades do Núcleo de Estudos”.

O representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil (OPAS/OMS), Diego Victoria, parabenizou a iniciativa da Fiocruz e UnB. “Este é um trabalho de parceria que atinge um patamar muito alto, pois contribui para a gestão do conhecimento em prol da saúde no Brasil e em outros países”, afirmou.

Já o assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Saúde, Eduardo Botelho Barbosa, falou sobre o avanço do Brasil na Cooperação sul-sul. “Nosso país está crescendo em relação à cooperação internacional no campo da saúde. Este Núcleo tem muitas vertentes a explorar. Esta iniciativa é muito oportuna, uma vez que a bioética é uma faceta instigadora que merece ser explorada”, disse.

Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde conta com o apoio institucional da Direb e pretende ampliar os espaços para debate sobre temas relacionados à saúde, realizar encontros técnico-científicos, além de apoiar e capacitar pesquisadores. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de site para a construção de acervo bibliográfico temático composto por artigos, livros e notícias sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

Fonte: FIOCRUZ Brasília. Disponível em: http://www.fiocruz.br/fiocruzbrasilia/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=520&sid=6. Acesso em: 02/02/2011.