Estágio atual da globalização acentua desigualdades no mundo

Notícia publicada em:

  • 29 de Agosto de 2023
A globalização é irrecorrível, mas apresenta resultados indesejáveis ao ampliar as disparidades entre países e dentro deles

O desenvolvimento moderno não tem se orientado para o bem-estar crescente da humanidade. Esse foi o tom da palestra do Coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, no Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizada na segunda-feira, 28 de agosto.

“Esse desenvolvimento, demarcado pela racionalidade e prometendo benefício para todos, cada vez mais amplia e aprofunda o abismo entre ricos e podres, sejam nações ou segmentos da população em cada país. E se perpetua uma conjuntura em que despontam interesses políticos e econômicos que corroem uma efetiva solidariedade internacional. Contudo, é possível pensar em um outro tipo de globalização e, nesse caminho, é indispensável a atuação das novas gerações de profissionais que lidam com essas questões.”

Confira aqui a apresentação em slides do coordenador do Nethis.

O aúdio da palestra foi disponibilizado no podcast do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade.  Ouça aqui o episódio.

Ciclo de Palestras de Relações Internacionais da FURG

O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é promovido em colaboração com Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e o com Programa de Pós Graduação em História da FURG. É aberto para discentes de todos os cursos e demais interessados (incluindo externos da FURG) e oferece certificação de 3 horas complementares aos presentes. Saiba mais aqui.