Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Especialistas debatem implicações do uso de grandes bancos de dados em saúde

Notícia publicada em:

  • 2 de setembro de 2021
Estão abertas as inscrições para a próxima sessão do XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde, que reúne pesquisadores do Brasil e do Canadá. O debate ocorre em 23 de setembro, às 14h, e as inscrições são gratuitas

 

As potencialidades para o uso de grandes volumes de dados na elaboração de políticas públicas e os possíveis impactos para os sistemas de saúde a partir da aplicação da inteligência artificial serão discutidos na próxima sessão do XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde, que acontece em 23 de setembro, às 14h.

Participam do debate a pesquisadora do Hospital da Universidade de Montreal (CRCHUM) Cécile Petitgand, coordenadora da iniciativa “Acesso aos Dados” do Ministério da Saúde e Serviços Sociais de Quebec no Canadá, e o pesquisador da Fiocruz Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs). O diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Fernado Aith, fará a coordenação do debate.

Inscreva-se!

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília.  O debate será transmitido ao vivo no canal do Nethis no YouTube.

Em benefício da sociedade

Além do manejo de ecossistemas de informação para apoiar a tomada de decisões em políticas públicas, a próxima sessão do XI Ciclo de Debates destacará boas práticas para atenuar os riscos que envolvem a aplicação da inteligência artificial na saúde, tais como:

  • criação de uma agência de coordenação para as atividades de governança e avaliação dos sistemas de IA, que garanta o diálogo e a colaboração com organizações internacionais;
  • classificação precisa dos sistemas de inteligência artificial com base em evidências científicas e trabalhos internacionais;
  • mobilização de recursos adequados e diferentes competências para uma avaliação multidimensional

Quer saber mais? Assine a newsletter do Nethis e não perca o início da atividades.

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A concepção das atividades deste semestre é uma iniciativa compartilhada entre o Nethis/Fiocruz Brasília e Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).