Especialistas debatem implicações do uso de grandes bancos de dados em saúde

  • 2 de Setembro de 2021
Estão abertas as inscrições para a próxima sessão do XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde, que reúne pesquisadores do Brasil e do Canadá. O debate ocorre em 23 de setembro, às 14h, e as inscrições são gratuitas

 

As potencialidades para o uso de grandes volumes de dados na elaboração de políticas públicas e os possíveis impactos para os sistemas de saúde a partir da aplicação da inteligência artificial serão discutidos na próxima sessão do XI Ciclo de Debates: Inteligência Artificial e Desigualdades em Saúde, que acontece em 23 de setembro, às 14h.

Participam do debate a pesquisadora do Hospital da Universidade de Montreal (CRCHUM) Cécile Petitgand, coordenadora da iniciativa “Acesso aos Dados” do Ministério da Saúde e Serviços Sociais de Quebec no Canadá, e o pesquisador da Fiocruz Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs). O diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Fernado Aith, fará a coordenação do debate.

Inscreva-se!

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília.  O debate será transmitido ao vivo no canal do Nethis no YouTube.

Em benefício da sociedade

Além do manejo de ecossistemas de informação para apoiar a tomada de decisões em políticas públicas, a próxima sessão do XI Ciclo de Debates destacará boas práticas para atenuar os riscos que envolvem a aplicação da inteligência artificial na saúde, tais como:

  • criação de uma agência de coordenação para as atividades de governança e avaliação dos sistemas de IA, que garanta o diálogo e a colaboração com organizações internacionais;
  • classificação precisa dos sistemas de inteligência artificial com base em evidências científicas e trabalhos internacionais;
  • mobilização de recursos adequados e diferentes competências para uma avaliação multidimensional

Quer saber mais? Assine a newsletter do Nethis e não perca o início da atividades.

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A concepção das atividades deste semestre é uma inciativa compartilhada entre o Nethis/Fiocruz Brasília e Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).