Notícia publicada em:
As iniciativas de combate ao tabaco, álcool e presença de sódio na alimentação foram discutidas na mesa redonda intitulada “Doenças Crônicas e Regulação Estatal de Produtos de Uso Humano no Contexto das Desigualdades Internacionais em Saúde”, na tarde do dia 30 de julho, no Abrascão 2015, em Goiânia. A mesa foi proposta pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) e coordenada pela pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandhi Barreto.
Participaram como palestrantes a coordenadora geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não-Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o assessor da Fiocruz Brasília, José Agenor Álvares, e o coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana.
Deborah Malta apresentou um panorama das ações do Brasil na regulação do tabaco, os recentes avanços no combate à venda de álcool para menores de 18 anos e o consumo de álcool por motoristas, além de apresentar a meta para a redução de sódio em diversos alimentos disponíveis nas prateleiras dos supermercados.
José Agenor Álvares chamou atenção para o lobby das indústrias alimentícias, de tabaco e de álcool, o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para retirar os aditivos dos cigarros e a história da regulação no Brasil e em outros países. A doença da folha verde, que acomete as famílias de produtores de tabaco, também foi comentada pelo assessor da Fiocruz Brasília.
O Programa de Pesquisa e Comunicação, desenvolvido pelo Nethis, foi apresentado por Paranaguá, que defendeu a ação do Estado na regulação da produção industrial para conter a epidemia de doenças crônicas no mundo. “As autoridades sanitárias de todo o mundo estão cientes de que é imperioso mudar os pontos nevrálgicos desta cadeia patogênica que liga as indústrias, de um lado, e o trabalhador e o consumidor, de outro, indo desde a produção de certas commodities ao conteúdo das mensagens de propaganda desses produtos”, disse. E ressaltou que a definição de políticas deve ser considerada em âmbito internacional, já que se tratam, em geral, de grandes empresas multinacionais.
Acesse a apresentação de Deborah Malta.
Acesse a apresentação de José Agenor Álvares.
Acesse a apresentação de José Paranaguá de Santana.