Menuidioma

Cooperação na CPLP é tema do Ciclo de Debates

A evolução das práticas de cooperação internacional direcionadas a países africanos é o tema do próximo Ciclo de Debates: Cooperação na CPLP. Serão evidenciadas e discutidas as experiências da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente, aquelas relacionadas à área da saúde. A sessão acontece em 23 de maio, em novo horário: às 14h, no auditório interno da Fiocruz Brasília.

Inscreva-se aqui. As inscrições são gratuitas e os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília.

Participam da sessão o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (Irel/UnB), José Flávio Sombra Saraiva, e a pesquisadora titular e docente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Célia Maria de Almeida. A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva, coordena a mesa de debates.

CPLP – Criada em 1996, a CPLP conta com nove membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Concertação político-diplomática, cooperação em todos os domínios e promoção e difusão da língua portuguesa são os três objetivos centrais definidos no estatuto da organização. Confira aqui a íntegra do documento.

CICLO DE DEBATES – O X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As sessões são gravadas e disponibilizadas na videoteca Nethis.