Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Congresso discute papel da Epidemiologia e da Bioética na Cooperação Sul-Sul

Notícia publicada em:

  • 15 de setembro de 2011

A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO promoverá a oitava edição do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, entre os dias 12 a 16 de novembro, em São Paulo. O Congresso traz como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, de modo articulado às demais disciplinas do campo da saúde coletiva.

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS participará de uma mesa redonda, sob o tema “Saúde e Diplomacia: perspectivas da epidemiologia e da bioética latino-americanas na Cooperação Sul-Sul”, que será coordenada pelo Dr. José Paranaguá de Santana (Consultor Opas/Oms e coordenador do projeto NETHIS) e composta pelo Dr. Mauricio Barreto (ISC/UFBA), Letícia Pinheiro (Instituto de Relações Internacionais da PUC-RJ) e Claudio Lorenzo (Cátedra UNESCO / PPG em Bioética / FS / UnB).

Os temas a serem discutidos na mesa são: “A perspectiva da epidemiologia latino-americana nos processos de cooperação técnica na América Latina”, “A inserção da saúde na política externa brasileira: antecedentes e perspectivas vis-à-vis o conceito de Cooperação Sul-Sul” e “Regulação bioética da pesquisa envolvendo seres humanos na América Latina”.

O Congresso Brasileiro de Epidemiologia é uma oportunidade de atualizar e rever as distintas questões da saúde que interessam à sociedade brasileira. Segundo José Paranaguá de Santana, “a participação do NETHIS no Congresso expressa a missão de promover a cooperação interdisciplinar entre bioética, diplomacia e saúde pública”, explica.

Mais informações