Congresso discute papel da Epidemiologia e da Bioética na Cooperação Sul-Sul

Notícia publicada em:

  • 15 de Setembro de 2011

A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO promoverá a oitava edição do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, entre os dias 12 a 16 de novembro, em São Paulo. O Congresso traz como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, de modo articulado às demais disciplinas do campo da saúde coletiva.

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS participará de uma mesa redonda, sob o tema “Saúde e Diplomacia: perspectivas da epidemiologia e da bioética latino-americanas na Cooperação Sul-Sul”, que será coordenada pelo Dr. José Paranaguá de Santana (Consultor Opas/Oms e coordenador do projeto NETHIS) e composta pelo Dr. Mauricio Barreto (ISC/UFBA), Letícia Pinheiro (Instituto de Relações Internacionais da PUC-RJ) e Claudio Lorenzo (Cátedra UNESCO / PPG em Bioética / FS / UnB).

Os temas a serem discutidos na mesa são: “A perspectiva da epidemiologia latino-americana nos processos de cooperação técnica na América Latina”, “A inserção da saúde na política externa brasileira: antecedentes e perspectivas vis-à-vis o conceito de Cooperação Sul-Sul” e “Regulação bioética da pesquisa envolvendo seres humanos na América Latina”.

O Congresso Brasileiro de Epidemiologia é uma oportunidade de atualizar e rever as distintas questões da saúde que interessam à sociedade brasileira. Segundo José Paranaguá de Santana, “a participação do NETHIS no Congresso expressa a missão de promover a cooperação interdisciplinar entre bioética, diplomacia e saúde pública”, explica.

Mais informações