Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde será em outubro no Rio Janeiro

Notícia publicada em:

  • 8 de junho de 2011

Em agosto, haverá o Seminário Preparatório para a Conferência na Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Durante a 64ª Assembleia Mundial da Saúde em Geneva, na Suíça, o Brasil e a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocaram uma reunião especial para fazer um chamado às autoridades sanitárias do mundo e aos Diretores das regiões da OMS com a proposta de renovar a ação de enfrentamento aos Determinantes Sociais da Saúde (DSS). Na reunião presidida pela Diretora da OMS, Margaret Chan, a Diretora da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Mirta Roses e o Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, fizeram convocatória para a participação dos países membros na Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde.

A Conferência Mundial será realizada no Rio de Janeiro, de 19 a 21 de outubro de 2011. A abertura deverá contar com as presenças da Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e da Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan. Está prevista a participação de cerca de 800 pessoas no evento, que deverá ser o catalisador para a coordenação dos esforços por parte dos governos nacionais, organismos internacionais, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil na luta contra as desigualdades de saúde.
Deverá reunir ainda, os países membros da OMS e outros atores com o objetivo de identificar os princípios básicos, métodos e estratégias para o desenvolvimento de ações sobre os Determinantes Sociais de Saúde e apoio às políticas nacionais que tratam do tema, com vistas a reduzir as iniqüidades em saúde. Objetiva ainda, alcançar o compromisso político dos países membros em desenvolver e implementar estas ações e compartilhar as experiências e conhecimento técnico sobre o assunto.

Entre os temas a serem tratados estão o apoderamento do governo frente às causas fundamentais das desigualdades de saúde, como a execução da ação nos determinantes sociais da saúde; a função do setor, inclusive programas de saúde pública, redução de desigualdades, promoção da participação e prioridades de alinhamento e interessados diretos, além do monitoramento do progresso, ou seja, medição e análise para informar as políticas sobre os fatores determinantes sociais.
Como produto da conferência espera-se obter a Declaração do Rio que expressa o compromisso político e o Documento Técnico com estratégias para a ação sobre os Determinantes Sociais de Saúde que devem ser consideradas para a ação nos países.

Seminário Preparatório

O Seminário Preparatório para a Conferência será realizado no dia 5 de agosto, na Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A sessão de abertura contará com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e do Representante da OPAS/OMS, Diego Victoria. O documento de referência da Conferência Mundial está em consulta pública até o dia 10 de junho.
O Seminário terá cinco sessões subseqüentes que abordarão os temas da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, referenciados à realidade brasileira. Com o objetivo de apresentar diferentes pontos de vista sobre os temas, cada sessão terá dois palestrantes, selecionados entre especialistas, representantes da sociedade civil e funcionários de governo (federal, estadual ou municipal).
O evento será transmitido simultaneamente pelo Canal Saúde e por teleconferência, via internet, com possibilidade de participação online através do Portal da Conferência.

Antecedentes

O relatório final da comissão da OMS sobre os Determinantes Sociais de Saúde disponibilizado em 2008 enfatizou a importância de determinantes sociais de saúde na redução das desigualdades. O relatório também deu ênfase à importância fundamental de promover um movimento global para atuar nos determinantes sociais com objetivo de reduzir as distâncias de saúde entre países e dentro de cada país no curso de uma geração.
Ao considerar e respaldar as conclusões do relatório da Comissão, a Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2009 solicitou à OMS que convocasse um evento global para discutir novos planos para abordar as tendências alarmantes de desigualdades de saúde através da abordagem de determinantes sociais de saúde.